doenças bucais
Saúde

É possível herdar doenças bucais dos nossos pais?

Desde o nascimento, herdamos características dos nossos pais, sejam físicas ou até mesmo internas. Em muitos casos podemos até mesmo receber as mesmas patologias que eles têm, incluindo algumas doenças bucais.

Geralmente herdamos a cor dos dentes, podendo ser originário dos pais ou das mães, além do formato deles.

Muitas pessoas, mesmo cuidando dos dentes e higienizando de modo correto, tem a pigmentação amarelada no esmalte dentário, sendo algo relacionado a herança dos pais. 

Percebe-se esse fato desde o nascimento dos dentes de leite em um indivíduo, que leva o mesmo problema na dentição permanente no futuro.

Até mesmo o mau hálito pode estar relacionado a doenças hereditárias. Embora não se fale muito nisso, pessoas que têm tendência a ter halitose podem passar esse problema para seus filhos.  

É importante estar passando em consultas periódicas com os pequenos desde cedo, em um dentista de bebe

Outro problema bem conhecido é a ausência dos dentes, e isso pode acontecer caso os pais já tenham esse problema, ou seja, é uma anomalia hereditária. 

Quais problemas bucais mais comuns?

Muitos problemas podem ocorrer na vida das crianças, levando isso até mesmo na vida adulta, e isso tem a ver com os problemas hereditários que passam de pais para filhos. 

Existem doenças bucais mais comuns que podem acontecer com mais facilidade, caso os pais tenham a tendência em ter. Entre elas, estão: 

  • Desalinhamento dos dentes;
  • Cárie;
  • Gengivite; 
  • Fenda palatina. 

O desalinhamento dos dentes está ligado à genética dos pais, podendo afetar a autoestima do indivíduo desde cedo. 

Nesse caso, é muito importante levar ele sempre em um dentista para criança para avaliar a situação da arcada dentária e realizar um tratamento para o alinhamento dos dentes. 

Muitas doenças bucais podem ocorrer com mais facilidade e uma das suas principais é a cárie que deteriora o dente levando a dores e causando a sua destruição. Isso também pode afetar a polpa dentária.

Uma outra enfermidade que é bem comum é a gengivite, que é a inflamação da gengiva e pode ser hereditária caso a pessoa não tenha os devidos cuidados. 

É imprescindível estar sempre consultando um dentista especializado em gengiva para que haja os cuidados necessários evitando assim, problemas maiores. 

A gengivite é causada pelo acúmulo de tártaro nos dentes podendo gerar um quadro mais grave conhecido como periodontite – inflamação dos ossos e tecidos que revestem a gengiva. 

Com isso, muitas vezes pode-se ocorrer a perda de dentes, tendo que buscar uma clínica de implante dentário de modo urgente.

A fenda palatina ou lábio leporino é uma condição que prejudica muito a vida do bebê e criança e com isso, é necessário uma cirurgia para melhorar esse aspecto, que também é gerado pela genética.

Como evitar que isso ocorra? 

Muitas doenças bucais podem ser evitadas, caso a higienização seja feita corretamente, ou seja, escovando os dentes e usando o fio dental. 

Uma outra forma de evitar essas enfermidades como gengivite, cárie e periodontite é estar indo a consultas periódicas com o dentista, para fazer uma avaliação e profilaxia dos dentes – limpeza profissional – assim, prevenindo essas complicações bucais.

Como manter a higiene bucal em dia? 

Sabemos que para ter dentes e gengivas saudáveis, é preciso tomar cuidados específicos com a higiene bucal. 

Um dos principais fatores para que isso ocorra é a escovação após todas as refeições, evitando assim o acúmulo de placa bacteriana.

A placa bacteriana gera diversos transtornos para a saúde bucal, causando tártaro e consequentemente outras doenças que afetam os dentes e gengivas. 

Ao escovar os dentes após todas as refeições e antes de dormir, você evita que surjam infecções bucais. 

É essencial começar a cuidar dos dentes da forma certa desde a infância, evitando problemas como sensibilidade à perda deles.

Outro ponto importante é ter conhecimento sobre clareamento dental quanto custa para as pessoas que não conseguem ter os dentes brancos mesmo com a higiene correta.

Isso ocorre devido a genética que tende a deixar os indivíduos com os dentes com aspecto amarelado. 

Geralmente, os pais que têm os dentes amarelados podem passar isso aos filhos geneticamente. 

No geral, ao cuidar da higiene e se atentar em consultas periódicas com os profissionais, seus dentes irão ficar impecáveis, tanto na estética como na saúde.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios