Saiba como os sintomas de alergias podem ser reduzidos ao higienizar o seu colchão, eliminando os ácaros
Os ácaros são animais imperceptíveis a olho nu, presentes na poeira, podem se instalar no lençol, em bichos de pelúcias, tapetes, cortinas até mesmo na pele humana. Eles causam doenças como rinite, asma e dermatites.
Um colchão de qualidade evitará que os ácaros se acumulem, juntamente com a realização da higienização dos itens de cama, garantindo que seu leito esteja protegido contra os danos causados por esses bichos. Portanto, deseja saber como eliminá-los? Continue a leitura até o final para descobrir!
Como identificar se o colchão está com ácaros?
Mesmo sendo praticamente invisíveis, alguns sinais de que seu colchão está infectado por ácaros pode ser percebido. Para isso, fique atento a eles para que a prevenção seja feita rapidamente. A umidade e a escuridão são lugares perfeitos para a proliferação deles. Quando suamos, deixamos o colchão úmido e aquecido com o calor do nosso corpo, favorecendo para o desenvolvimento desses animais.
No entanto, se tomar algumas iniciativas após observar o local, poderá solucionar o problema. Por exemplo, virar e aspirar o colchão frequentemente colabora para que não haja a procriação dos ácaros. Dessa forma, sempre retire as poeiras e sujeiras do local. Outra dica é abrir as janelas para permitir que o sol entre, arejando o ambiente, impedindo que desenvolva os ácaros nos artigos de cama.
Cuidado se já for alérgico ou apresentar sintomas como coceiras, espirros, olhos lacrimejando, tosse, vermelhidão, descamação da pele e inchaços, procure um médico para evitar que sua alergia piore.
O que fazer para eliminar os ácaros do colchão?
Certas atitudes contribuem para que os ácaros não surjam ou reapareçam se instalando novamente nos itens do ambiente. Por isso, confira algumas dicas para evitar que isso ocorra.
- para o ambiente ficar arejado, abra as portas e janelas, deixando a luz do sol entrar;
- o jogo de cama deve ser trocado uma vez por semana, já que as células mortas do nosso corpo podem servir de alimento para os ácaros;
- compre travesseiros novos a cada dois anos;
- a cada seis meses vire o lado do colchão;
- a limpeza da casa deve ser feita semanalmente;
- utilize panos úmidos no chão para remover todas as poeiras;
- as capas protetoras e antiácaro são ótimas opções para prevenir o aparecimento deles;
- sempre troque o filtro do ar-condicionado;
- ao acordar, espere cerca de uma hora para organizar a cama e ventilar o colchão antes de forrar;
- lave as pelúcias frequentemente para dificultar a aglomeração desses bichos.
Dessa forma, essas precauções evitam a manifestação dos indesejados ácaros. Contudo, recorrer a certas receitas caseiras contribui para a eliminação dos ácaros. A higienização pode ser realizada com vinagre e bicarbonato de sódio.
Uso de vinagre
- aspire todo o ambiente antes de iniciar a limpeza;
- utilize 200 ml de vinagre branco com quatro litros de água;
- coloque a mistura dentro do spray;
- borrife em toda a superfície do colchão;
- aguarde duas a três horas para o lugar secar;
- aspire novamente para remover os ácaros mortos.
Uso de bicarbonato de sódio
- passe o aspirador na parte de cima do colchão;
- na superfície, basta polvilhar o bicarbonato de sódio;
- com o uso de uma escova de roupa, espalhe por todo o colchão o produto;
- espere em torno de uma hora;
- aspire novamente a superfície do colchão para retirar o bicarbonato;
- forre a cama com o lençol.
Além de remover os ácaros, essas receitas ajudam a reduzir os odores decorrentes do suor do nosso corpo. No entanto, lembre-se que os ácaros podem ficar em outras superfícies. Desse modo, é extremamente importante que a higiene aconteça não só no colchão, mas no chão, nas cortinas, móveis, removendo toda a sujeira e poeira acumulada. Quanto maior a prevenção, melhor será solucionado o problema e sua condição alérgica será amenizada.