acne
Saúde

Acne saiba como evitar e tratar cicatrizes

A acne é uma condição muito comum que afeta a grande parte da população sem limite de faixa etária, e vários motivos devem causar essa inflamação, como costumes alimentares e também as mudanças hormonais, que dão origem a esse tipo de problema na pele.

É normal que esses problemas na pele surjam na adolescência, e há algumas propagandas em outdoor lonado de empresas que vendem remédios para acne. O anúncio é focado nos jovens, dado que são eles que mais tem problemas com a variação hormonal.

Espremer, apertar cravos e espinhas normalmente faz com que os dedos levem mais bactérias para a região que já está muito inflamada. Como resultado, o caso se agrava e diversas vezes o resultado é uma grande cicatriz de acne muito complicada de remover.

A melhor solução é pedir uma entrega de remédio rápido logo que se percebe algum tipo de acne.

No entanto, não é só o ato de espremer as espinhas que faz com que se criem cicatrizes na pele, pois o problema vai muito além disso. No decorrer deste artigo, isso poderá ser entendido com mais clareza.

A cicatriz que nasce da acne normalmente não vai sumir sozinha, ela deve ser tratada com cosméticos e medicamentos para serem suavizadas, estes devem ser recomendados por um médico dermatologista.

É importante que um profissional seja consultado, assim como para fazer a renovação CNH categoria C é necessário ter um especialista acompanhando, mais ainda se faz necessário se for algo relacionado a saúde. O profissional se faz indispensável neste caso.

Por exemplo, em acnes grau 4, as marcas são mais complicadas de sumir e mesmo com a intervenção médica é preciso fazer sempre um tratamento preventivo para que a cicatriz se torne mais suave, por isso o profissional deve estar sempre analisando cada caso.

É como uma espécie de portaria eletronica, o paciente só é permitido de fazer alguma coisa com a permissão do médico. Assim, ele tem consciência de fazer qualquer tipo de manuseio com a sua pele, poderá piorá-la muito mais do que ela já está.

A causa das cicatrizes

Embora cutucar e espremer as acnes agrave as inflamações e eleve as chances de cicatrizes, nem sempre esse é o catalisador do problema. Como a acne é uma inflamação, em alguns casos ela acaba ocorrendo em níveis mais profundos da pele.

Quando a inflamação ocorre de modo superficial, o organismo pode liberar o líquido, ou seja, o pus, com mais rapidez, fazendo com que a inflamação permaneça poucos dias e suma de modo gradativo.

Já quando essa inflamação ocorre na camada mais profunda da pele, o corpo não consegue liberar o pus com tanta simplicidade no decorrer da inflamação.

Como esse líquido é muito rico em enzimas que blindam o organismo da inflamação, as células boas que estão na região acabam sendo prejudicadas por ele e sofrendo lesões, fazendo com que ela se cure, dando origem a essas marcas e cicatriz de acne.

Como evitar a cicatriz de acne?

Em seguida, será possível ver algumas dicas práticas e fáceis de evitar as tão temidas cicatrizes que são deixadas pela acne, além de entender também os cuidados simples para reduzir o surgimento das espinhas.

  • Diminuir a inflamação local;
  • Não mexer na ferida;
  • Nunca remover as casquinhas;
  • Usar protetor solar.

Sabendo disso, é de grande importância, também, conhecer um pouco mais sobre a necessidade de realizar cada um desses cuidados.

1. Diminuir a inflamação local

Diversas marcas ocorrem da inflamação acneica. Sendo assim, quanto mais reduzida a inflamação, menores são as chances de criar marcas e cicatrizes. 

Qualquer processo mais forte na pele, como esfoliação ou uso de produtos que deixem a pele sensível, pode criar o efeito inverso e aumentar a lesão. Uma das maneiras é usar água. O paciente pode usar água termal, bruma ou algum tipo de água mineral.

2. Não mexer na ferida

Apesar de cutucar as acnes não ser o único problema das cicatrizes, quanto mais a pessoa inflama a lesão, mais bactérias vai estar levando para dentro da pele. Como consequência, maior vai ficar a inflamação e mais forte vai ser a cicatriz.

Caso a acne irrite muito, pode-se aplicar uma base certa para o tipo de pele e lembrar-se de tirar a maquiagem com demaquilante no final do dia para evitar que a questão se agrave.

No entanto, o mais recomendado é aplicar produtos que auxiliem a tratar a acne, e evitar ao máximo bases e pós que podem vir a entupir ainda mais os poros e alargar o problema.

3. Nunca remover as casquinhas

Sempre que o procedimento inflamatório começa a reduzir, a pele cria o que é chamado popularmente de casquinha, uma proteção natural que vai evitar que mais bactérias adentrem na lesão.

Quando essa proteção é removida da pele, as chances de mais bactérias chegarem nas camadas mais profundas da região crescem, fazendo com que a inflamação retorne e se agrave novamente.

4. Usar protetor solar

Embora diversas pessoas creiam que o sol seca as espinhas, os raios solares, na realidade, aumentam as possibilidades de existirem cicatrizes causadas por acnes, fazendo com que elas fiquem ainda mais marcadas do que o restante da pele.

Assim, deve-se usar sempre um protetor solar indicado para o tipo de pele, especialmente se a pessoa estiver com alguma acne inflamada. Nesses casos, pode optar pelos protetores solares com cor, que vão ajudar a reduzir a aparência da acne e ainda protegê-la.

Como foi visto, há alguns cuidados que os pacientes podem ter no dia a dia para evitar marcas e cicatrizes que se originam da acne. Sempre deve-se buscar acompanhamento médico para cuidar da pele e prevenir-se de forma correta.

Os cuidados com a pele para evitar acne

Há vários tipos de tratamentos que podem ser feitos para reduzir as cicatrizes de acne, e o mais indicado é buscar ajuda de um especialista antes de escolher por qualquer um deles.

Isso porque não há um melhor tratamento, o que existe são tratamentos que dão melhores resultados para cada contexto em específico. Hoje em dia, os tratamentos mais usados para evitar cicatrizes acnes e espinhas são:

Os cremes

Nos tempos atuais, é possível encontrar uma grande gama de escolhas de cremes feitas para tratar e suavizar as cicatrizes de acne, especialmente por tirar a formação de colágeno, melhorando as características da pele como um todo.

Dermoabrasão

A dermoabrasão não é nada mais do que uma esfoliação realizada com materiais que lixam a pele e tiram os níveis externos que estão com as marcas feitas por acnes. Normalmente são feitos de cristais de óxido de alumínio ou ponteiras de diamante.

E, como resultado do tratamento, a pele acaba crescendo a produção natural de colágeno e fibroblastos, dando mais solidez e sustentação e deixando-a cada vez mais lisa.

Essa esfoliação ainda auxilia com que os cremes colocados na pele para tratar a cicatriz e a acne entrem com mais rapidez e tenham um resultado mais potente no tratamento. 

Se uma empresa contratar um bom controlador de acesso noturno, por exemplo, vai ter os mesmo resultados desse procedimento, uma rapidez e segurança na entrada de pessoas.

Peeling com ácido

Outro tratamento muito comum para tirar a cicatriz de acne é o peeling com ácido, no qual o profissional aplica substâncias ácidas na pele com o foco que ela descame e uma nova camada de pele cresça naturalmente, sem manchas e bem mais lisa.

Laser

O laser também é um tratamento que tem feito muito sucesso entre quem quer remover cicatrizes de acne, já que tem se mostrado bastante eficaz em diversas pessoas.

Durante o processo, o profissional vai dar alguns disparos de lasers que vão dar uma sensação de calor ou queimação.

A partir dos disparos, as fibras de colágeno vão sofrer uma alteração e crescem, deixando o aspecto da pele bem melhor e diminuindo a cicatriz. É um procedimento que um estúdio de ensaio corporativo feminino pode fazer nas modelos que necessitam.

Considerações finais

Por fim, tratar da cicatriz de acne pode ser um procedimento bem simples. Uma pessoa pode começar esse tipo de tratamento sempre do modo mais simples com a aplicação de cremes e algumas loções, e aumentar o volume de cuidados diários com a pele.

Afinal, sabe-se que qualquer parte do corpo necessita de cuidados. Se algo material, como um armário suspenso escritório, exige todo cuidado que for possível, o corpo humano exige ainda mais, por ser um ser vivo.

E, caso não se perceba uma melhoria, o mais recomendado é buscar ajuda de algum profissional da saúde para ver qual a melhor opção para o caso. 

Se uma pessoa precisa de ajuda para controlar uma entrada sem um porteiro físico, por exemplo, ela chama um profissional que entenda de portaria virtual remota, para que seja tudo bem feito, o mesmo acontece com o caso das acnes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Todos os direitos reservados a viva sapato