Saúde

9 dicas de como deixar o seu sorriso mais bonito e saudável

Um sorriso saudável é um fator-chave para uma boa autoestima e tem muita importância para a integridade física e mental das pessoas. 

Por conta disso, os cuidados diários com a higiene bucal e visitas periódicas ao seu dentista de confiança são essenciais para ter um belo sorriso e preservar a saúde bucal, e de todo o organismo.

A importância do sorriso na vida das pessoas 

O sorriso é considerado um belo “cartão de visitas”, sendo utilizado como representação de felicidade, algo que faz muito bem para a saúde física e mental. 

Além disso, é um sinal visto como de simpatia e receptividade, demonstrando abertura para bate-papos e satisfação com o que estão vendo e/ou ouvindo.

Considerando esses fatores, sorrir livremente deveria ser algo muito natural para as pessoas, mas nem sempre é isso que acontece.

Há várias pessoas que ao longo dos anos, seja por falta de informação ou recursos, ou mesmo incidentes durante uma atividade laboral, sofreram ou sofrem com danos em seus dentes, desejando um dia recuperar a aparência natural e a qualidade do sorriso.

Isto posto, conhecer algumas dicas sobre como cuidar dos dentes e da cavidade oral como um todo é fundamental para manter uma boa saúde bucal, alcançando mais autoestima, preservando (ou melhorando) a estética e ter mais qualidade de vida.

Afinal, uma boa integridade bucal é algo que proporciona mais conforto nas interações e ajuda a diminuir as inseguranças dos indivíduos.

Os cuidados dentários são muito importantes e vão desde a manutenção da higienização diárias até a realização de atividades como aula de hidroginástica.

Isso porque o exercício físico ajuda com a manutenção da saúde, prazer e bem-estar, além de ajudar na circulação (que se relaciona com a saúde gengival e dos dentes) bem como reduz tensões que podem impactar em problemas como bruxismo.

Dicas para os cuidados essenciais com a saúde bucal

Um sorriso bonito vai muito além da parte estética, envolvendo questões de saúde física e mental. 

Sendo assim, seguir algumas dicas importantes é uma forma de executar adequadamente todos os cuidados para manter um sorriso saudável.

  1. Visitas regulares ao dentista

Esta dica é fundamental para os cuidados dentários e manutenção da higiene e/ou controle de possíveis doenças.

Apesar disso, esse é um hábito que muitos acabam não dando a devida atenção ou esquecem de realizar com a frequência adequada. 

Com a correria do dia a dia, e um maior foco às atividades laborais, como a devida administração de condomínios, muitas pessoas deixam as visitas ao dentista de lado, postergando o cuidado com a cavidade oral até que algum incômodo surja. 

Contudo, isso pode prejudicar a saúde bucal e até prejudicar a saúde de outros órgãos, afinal, a boca é uma das principais portas de entrada de bactérias – além de ter alta vascularização.

Um sorriso bonito e saudável depende muito de cuidados e dedicação diários, mas também da avaliação profissional, que consegue identificar aspectos de risco ou acúmulo de bactérias.

Sendo assim, as visitas ao dentista e a rotina de limpeza são imprescindíveis para evitar sérios problemas.

Para garantir ainda mais qualidade nesse processo avaliativo, até rapidez na consulta, pesquisar referências e informações sobre profissional de odontologia é fundamental.

Com isso, é possível garantir o atendimento de qualidade e com um ótimo dentista, iniciando as visitas e criando um vínculo com um profissional de confiança, sendo uma forma efetiva de cuidar dos dentes e facilitar as visitas.

Lembre-se que, assim como qualquer outro segmento, como uma consultoria empresarial, contar com um dentista especializado e preparado é muito importante para a qualidade dos serviços prestados.

Mais ainda, isso se mostra ainda mais necessário, tendo em vista os impactos na saúde geral dos pacientes, inclusive na saúde mental e na autoestima.

  1. Priorize uma alimentação saudável

Pensar em uma alimentação benéfica para os dentes é uma excelente maneira de cuidar da saúde bucal e do funcionamento de todo o corpo.

Uma dieta com alimentos ricos em vitaminas e alto valor nutricional faz bem para a saúde como um todo, ajudando na prevenção de doenças e até evitando a necessidade de procedimentos estéticos, caso não seja o desejo dos pacientes.

Para se ter uma ideia da importância dos alimentos corretos na dieta, a maçã é uma fruta que auxilia na limpeza natural dos dentes e fortalecimento do sistema mastigatório. 

Além disso, contribui para a recuperação do corpo após procedimentos cirúrgicos e estéticos, como ozonioterapia emagrece ou mesmo remoção de dentes – após o período sem permissão para mastigar.

Sendo assim, optar por frutas, verduras, legumes e outras opções que tornam a sua alimentação equilibrada, é algo que ajudará nos cuidados com o sorriso e com outros sistemas do corpo.

  1. Comece a cultivar bons hábitos

Uma saúde bucal de qualidade depende muito de hábitos saudáveis colocados em prática diariamente. 

Esses bons hábitos consistem desde aspectos relacionados à boca, como não ranger os dentes, usar sempre o fio dental e escovar os dentes após as refeições; até mesmo realizar exercícios, beber água e atentar para dores de cabeça e insônia.

Estas dicas podem parecer simples – e muitos acham até um exagero repetir – , mas insistir em bons hábitos com a saúde bucal e ter atenção a esses aspetos evita problemas como:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Placa dental;
  • Pulpite;
  • Retração gengival;
  • Bruxismo.

Estes são apenas alguns exemplos de problemas dentários que podem ser evitados, desde que as pessoas cuidem e se dediquem à manutenção dos cuidados com a saúde bucal e corporal.

  1. Uso correto do fio dental

O fio dental é muito importante para remover os restos de alimentos que ficam acumulados entre os dentes, ajudando na prevenção de cáries e tártaro. 

Isto posto, é fundamental utilizá-lo após as refeições em conjunto com uma boa escovação, inclusive no espaço de trabalho ou nos cursos profissionalizantes.

Nesse contexto, uma dúvida muito comum que surge é sobre como usar o fio dental corretamente.

Para isso, o primeiro passo é enrolar aproximadamente 30 centímetros de fio nos dedos médios da mão, ou segurar a estrutura com o dedo médio apoiado na palma da mão, o que permite manipular o fio e fazer a higienização corretamente.

Segurando o fio dental entre o polegar e o indicador, é possível ter a firmeza ideal para deslizar o fio de cima para baixo entre os dentes. 

Com este movimento, passe o fio cuidadosamente ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção entre a gengiva e o dente.

Um ponto importante durante a limpeza é não empurrar em excesso o fio contra a gengiva, pois essa ação pode machucar o tecido gengival.

Faça ajustes do fio entre os dedos para garantir o uso de uma área limpa para cada dente. 

Para a remoção do fio dental, faça movimentos de trás para frente, com muito cuidado, trazendo o fio para baixo.

Seguindo estes passos com cuidado, é possível fazer uma ótima higiene dos dentes e mantê-los sempre fortes e saudáveis.

Para que esse processo seja mantido mesmo frente a uma rotina mais agitada, o ideal é levar um kit de higiene para realizar a escovação e passagem do fio mesmo fora de casa, como no escritório da assessoria contábil. Isso porque essa higienização precisa ser feita entre 1 e 3 vezes ao dia, no mínimo.

O fio dental é um processo muito importante para remover resíduos que a escova não alcança e que ficam mais firmes na base dos dentes, evitando placas. 

Esse processo se mostra ainda mais necessário para quem trabalha com a autoimagem, como no atendimento de uma loja ou recepção de um escritório de advocacia, por exemplo.

  1. Escovação dos dentes após as refeições

Um sorriso bonito é algo muito prazeroso e, para conquistá-lo, é importante saber escovar os dentes corretamente.

A escovação dos dentes sempre após as refeições ajuda a remover os excessos de alimentos e evita o surgimento de cáries, placas, mau hálito e outros problemas bucais.

Deste modo, entender como escovar corretamente os dentes pode ajudar as pessoas a cuidarem da higiene bucal no dia a dia.

Para escovação é necessário utilizar uma escova macia e com a cabeça ajustada para o tamanho da boca. Em caso de tratamento ortodôntico, escovas especiais, como interdentais, podem ser necessárias.

Para bons resultados na higiene, é importante permanecer por pelo menos 30 segundos em cada dente, utilizando creme dental em quantidade adequada (equivalente a um grão de ervilha) e deslizando a escova em movimentos circulares.

Durante o processo, é necessário ter atenção para não prejudicar a boca, principalmente a gengiva, que é um tecido mais sensível. 

Por isso, evite escovar os dentes com força, pois esse movimento pode aumentar as chances de sangramento da gengiva e, dependendo do caso, pode evoluir para uma inflamação.

Escovação da língua

Escovar a língua é uma etapa muito importante para manter a higiene bucal em dia, além de evitar o mau hálito.

Um sorriso considerado saudável, inclui uma língua de coloração ‘rosinha’, sem placa amarelada ou branca.

O recomendável é começar a escovação da língua de trás para frente, ‘varrendo’ a sujeira para fora da boca.

A limpeza pode ser feita por toda a superfície da língua, fazendo uma leve pressão, seguida pelo enxágue com água.

Uma opção que pode ajudar é o uso de limpadores de língua, um instrumento que retira uma fina camada branca que fica sobre a língua e que acumula bactérias. Após o uso do limpador, é necessário higienizá-lo para o próximo uso.

A língua pode ser limpa duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra pela noite, antes de dormir, devido ao longo período que a cavidade fica sem manutenção. 

Durante o uso do limpador, é necessário ter delicadeza para não causar ferimentos.

Portanto, é importante ter um equilíbrio nos processos de limpeza, realizando uma escovação correta dos dentes e língua, somada ao uso do fio dental adequadamente, sem que seja exercida uma força excessiva para machucar as estruturas.

Lembre-se que não é a força que removerá os resíduos ou bactérias, mas sim o movimento correto com os instrumentos utilizados para a higienização. Com isso é possível ter um sorriso mais saudável e bonito.

  1. Evite o uso excessivo de creme dental

Muitas pessoas pensam que é o exagero de creme dental que ajuda na limpeza dos dentes, mas é justamente o contrário. 

Muito creme dental não garante uma higiene eficiente dos dentes e ainda pode prejudicar o esmalte, além de gerar irritações na boca.

Isso ocorre porque o excesso de flúor enfraquece os dentes, gera abertura de aftas na gengiva e contribui para o surgimento de manchas.

  1. Avalie a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos

Dificuldades de mastigação, dentes tortos, dores de cabeça e outros problemas relacionados à saúde bucal podem ser um sinal de alerta para um possível uso de aparelho ortodôntico.

Assim, é preciso procurar por um profissional especializado para realizar os primeiros exames e acompanhar o tratamento de correção do alinhamento dental e até da mordida do paciente.

É importante ressaltar neste ponto que, mesmo que demande cuidado e manutenções mensais até a conclusão, a colocação do aparelho não é como uma cirurgia de vesícula, muito pelo contrário. Isso porque pode ser considerado um procedimento simples e a colagem dos braquetes ou estruturação de moldes removíveis pode ser bastante rápida. 

Assim, o dentista avalia o caso de cada paciente e, a partir das análises, indica o melhor aparelho para resolver o problema e estima a duração do tratamento.

O paciente precisa ir mensalmente ao dentista para uma manutenção, procedimento que consiste na troca do arco e inserção ou troca de acessórios como ganchos, elásticos ou molas, conforme a estrutura utilizada.

Apesar de ser um processo simples, a colocação de aparelhos pode demandar procedimentos complementares, como a remoção dos sisos, o que implica em cuidados extras com a saúde bucal. 

O cuidado com a higiene e com os alimentos também devem ser redobrados com o uso dessa estrutura.

  1. Implantes dentários e próteses

Um sorriso bonito é aquele que não tem falhas na arcada dentária. Muitas pessoas deixam de sorrir quando falta algum dente ou está com ele quebrado.

Nestes casos, os dentistas podem sugerir um procedimento de reparação, como ponte fixa, próteses removíveis, totais ou parciais, ou mesmo implantes, conforme a condição da arcada e necessidade do paciente.

A decisão a respeito das opções depende de uma avaliação que os profissionais realizam para entender o caso e, conforme a situação, indicam o melhor tratamento para recuperar o sorriso.

O procedimento de próteses e implantes são muito importantes e delicados, assim como uma vasectomia preço e outras cirurgias.

Isso porque é necessário fazer uma incisão na gengiva e, em alguns casos, mexer na estrutura óssea para a colocação dos pinos, por exemplo. Por conta disso, a recuperação e o repouso também são necessários após o procedimento. 

Outros problemas de saúde também devem ser informados antes do procedimento.

  1. Lentes de contato dentais

Por fim, as lentes de contato dentais são peças que ajudam a corrigir pequenas imperfeições, visando melhorar o alinhamento, manchas, coloração e aparência como um todo. Este é um tratamento indolor e não gera incômodos.

Assim como o aparelho ortodôntico, as lentes de contato necessitam de uma manutenção para que o tratamento gere os resultados esperados e pode demandar desgaste da estrutura natural.

Considerações finais

Os cuidados com a saúde bucal são essenciais para que as pessoas tenham um sorriso mais forte, saudável e bonito, algo que ajuda muito na autoestima e felicidade.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios