Estratégias de Marketing Digital
Marketing

7 Estratégias de Marketing Digital para aplicar em suas Redes Sociais

A aplicação de estratégias de Marketing Digital nas redes sociais se tornou uma tendência interessante para as empresas.

Isso ocorre porque, atualmente, já se reconhece todo o potencial que essas plataformas oferecem para a divulgação de uma marca, dos produtos e serviços direcionados ao mercado consumidor. 

As redes sociais se mostram, cada vez mais, como ferramentas essenciais para alcançar o sucesso de estratégias de marketing digital de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, estão inseridas no cotidiano dos clientes em potencial.

Em qualquer lugar, os departamentos de marketing estão procurando melhorar essas habilidades, utilizando aplicativos de redes sociais como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter;
  • Youtube.

De uma maneira concisa, é preciso reforçar a ideia de que o número de seguidores, curtidas e compartilhamentos em qualquer uma dessas redes sociais é importante, mas a credibilidade de uma marca se distingue além de apenas números frios e métricas relevantes. 

Sendo assim, o uso das redes sociais por uma empresa que fornece portas corta fogo para o setor da construção civil, por exemplo, exige um conjunto de habilidades pelas quais as empresas precisam entender, e assim compreender as necessidades do público ao qual se dedica. 

Alcance das redes sociais no marketing digital

Assim como qualquer empresa pode se beneficiar do marketing nas redes sociais, existem vários tipos de negócios adaptados para a publicidade nas mais diversas plataformas com essa finalidade.

Enquanto algumas plataformas, como Facebook e Instagram, atendem ao público B2C (Business To Consumer), ou seja, da empresa para o consumidor, o LinkedIn é visto como uma canal de estratégia para negócios que envolvem o público B2B (Business To Business), ou seja, entre empresas.

De qualquer maneira, as empresas que promovem ensaio de dureza para o setor industrial, por exemplo, podem utilizar as diferentes plataformas com finalidades sociais, pois é tudo sobre onde os consumidores estão, e como eles preferem consumir conteúdo e informações relevantes. 

Estratégias de marketing digital em redes sociais

Os gestores e líderes de empresas devem definir quem são os profissionais responsáveis pela implementação das estratégias de marketing digital, e como elas podem ser direcionadas para as redes sociais corporativas. 

É preciso entender como cada tática pode ser implementada dentro de redes sociais específicas, conforme as características e o público-alvo que se pretende alcançar. 

Ou seja, deve-se incorporar as estratégias para que tenham como objetivo o engajamento e o aumento de vendas, seja de produtos ou de serviços, como Cabinho de aço para pesca. Mais ainda, se este for o caso, a fidelização de clientes. 

A seguir estão dispostas 7 dicas de marketing que podem ser empregadas nas redes sociais da sua empresa para que ela obtenha os resultados almejados. 

  1. Defina metas e objetivos

Os profissionais responsáveis pelo setor de marketing podem iniciar a ação ao traçar metas e objetivos quanto ao uso das plataformas sociais. 

Pode-se alinhar os objetivos dessa estratégia baseada no próprio negócio, o que também ajudará a medir o sucesso dos esforços de marketing de rede social em relação ao crescimento da marca – o que é bastante vantajoso por possibilitar o desenvolvimento.

Assim, as empresas devem usar metas SMART, ou seja, que atendam características como:

  • Específica (Specific);
  • Mensurável (Measurable);
  • Atingível (Achievable);
  • Relevante (Relevant);
  • Tempo oportuno (Time-bound).

Vale anotar essas metas SMART e usá-las como guia ao executar todas as campanhas de marketing digital, permitindo traçar ações mais adequadas e qualificadas, bem como alinhadas ao objetivo maior e as possibilidades de alcance das equipes.

Vale ressaltar que isso também é possível porque tais características que as metas precisam atender se adequam aos mais diferentes cenários, necessidades e segmentos de atuação.

Assim, por exemplo, elas podem ser direcionadas para o aumento do tráfego nas redes sociais de uma empresa que presta serviços de topografia, em um período específico, ou a conversão de leads, os potenciais clientes, em uma loja de artigos para pets.

Até mesmo é possível agregar novos seguidores a partir de uma campanha em uma única rede social, desde que as metas estejam alinhadas às estratégias de marketing digital, o que ajuda a mostrar se elas estão surtindo efeito positivo. 

  1. Identifique o público-alvo

Dentro do plano empresarial, é preciso compilar dados sobre os clientes existentes e, a partir dessas informações, ter clareza sobre quem está comprando, e como está interagindo com a marca no ambiente online. 

Ao definir o público-alvo, é preciso pesquisar quais os canais mais utilizados e os principais interesses. 

Com isso, é possível distinguir que cada plataforma social atrai um usuário diferente, portanto, as empresas podem investir com mais clareza sobre os locais em que as pessoas passam mais tempo.

  1. Selecione as plataformas de maneira correta

Como diferentes públicos estão em redes sociais distintas, de início é preciso selecionar quais os canais que podem surtir efeito em um curto espaço de tempo.

Levando em consideração que Facebook, Instagram e Twitter estão em alta, esses devem ser os canais primordiais de atenção e potencial de divulgação.

Ainda assim, é preciso prever que canais como LinkedIn e Youtube também são essenciais, quando se trata de anunciar brindes personalizados ou promover ofertas diversas para o público-alvo, atraindo diferentes perfis, inclusive de formas mais dinâmicas.

Cada uma dessas plataformas tem um lugar único no mercado, e são utilizadas em casos específicos. 

De qualquer maneira, após aumentar a base de seguidores e escalar as operações nas plataformas identificadas como importantes para o negócio, pode-se pensar em expandir para novos territórios, e fazer melhor uso, com estratégias preparadas para as finalidades de cada rede social.

  1. Alinhe e desenvolva o marketing de conteúdo

Criar postagens oportunas e relevantes é uma ideia bem-vinda para quaisquer estratégias de marketing digital. 

No entanto, as empresas devem garantir que o conteúdo publicado em outros canais, como blogs e sites corporativos, possam ser aproveitados nas redes sociais. 

Quando um novo blog é lançado, as empresas devem promovê-lo nas redes sociais, e não apenas uma, mas diversas vezes. 

Os responsáveis pelo marketing devem espalhar conteúdo promocional em vários momentos, durante um período adequado, seguindo um cronograma previamente proposto para obter o máximo de retorno possível. 

A mesma ideia vale para novas ofertas ou conteúdos fechados. Quando uma nova promoção tem início, os profissionais de marketing devem compartilhar esse material. 

E quando um webinar é agendado, ou uma newsletter é enviada por e-mail, as empresas devem realizar uma campanha promocional de várias semanas, e assim ganhar mais atenção.

  1. Publique conteúdo relevante de forma consistente

Se tempo e recursos estão sendo direcionados para uma plataforma específica, então o fluxo de conteúdo deve ser consistente, para manter a relevância do material publicado e do perfil.

As pessoas seguem uma marca ou uma página comercial porque gostam do conteúdo que é compartilhado em uma rede social. 

Assim, publicar de forma consistente fortalece a marca, assim como também constrói a fidelidade do cliente.

O que se pode esperar é que os seguidores compartilhem sobre tinta epóxi preço, comentem e falem sobre a empresa, criando mais oportunidade de marketing boca a boca.

A criação de conteúdo consistente, ainda, possibilita preencher o cronograma de postagem com temas diversos, mas complementares, de forma mais estratégica, trazendo uma visão de longo prazo.

Se essa agenda se esgota e há uma pausa de novos conteúdos, também é preciso entender o que funcionou até então (o que é facilitado por esse calendário) para verificar novas opções de abordagem e quais materiais podem ser aproveitados/melhorados.

Caso seja necessário, para se manter relevante, pode-se reciclar as postagens e dar uma nova perspectiva para os clientes, aprofundando-o ainda mais ou trazendo um novo debate sobre o tema. 

Esse é um momento em que se pode ser agradável com o público, e assim reforçar os relacionamentos individuais. 

  1. Monitore conversas e crie relacionamento

Seguindo a consistência e a relevância, que são pontos importantes dentro das estratégias de marketing digital, vale destacar que os seguidores tendem a se envolver com as marcas de forma direta nas redes sociais. 

Por isso, essa se mostra uma oportunidade para que os gestores das mídias possam criar um relacionamento forte com o público. 

Por vezes, os consumidores podem apresentar críticas negativas, enquanto em outros momentos, muitos se mostram felizes com a experiência e tendem a compartilhar com outros usuários. 

Em ambos os casos, uma marca tende a ser mais respeitada quando responde e se envolve, apresentando soluções práticas e eficientes.

O uso de ferramentas de escuta social permite rastrear, analisar e responder às conversas online.

Se um usuário não envia uma mensagem direta, ou escreve para uma marca, mas escrevem sobre a empresa, é possível que os gestores fiquem atentos e acompanhem os debates e analisem o sentimento relacionado à marca.

De qualquer forma, é necessário responder a comentários e mensagens diretas, estabelecer um relacionamento e publicar conteúdos relevantes para trazer o debate e direcionar a conversa com os potenciais consumidores, se destacando como referência.

Mas é necessário ter atenção: é crucial que tudo seja respondido em tempo hábil, principalmente situações mais sensíveis e reclamações.

Assim, é preciso usar as redes sociais como um canal para consultas e atendimentos ao cliente, e permitir que se responda a críticas e reclamações da melhor maneira possível. 

  1. Use ferramentas de agendamento e automação

Entre responder à comunidade, construir relacionamento e criar novos conteúdos, os profissionais de marketing podem ficar muito ocupados. 

Para facilitar a aplicação de estratégias de marketing digital nas redes sociais, tendo melhores resultados e ações mais ágeis, é possível implementar ferramentas de agendamento e automação.

Algumas dessas ferramentas, entre pagas e gratuitas, ajudam a economizar tempo, permitindo o planejamento, a programação e o monitoramento do desempenho social. 

Assim, podem ser utilizadas para planejar postagens futuras sobre os serviços da empresa de engenharia civil, por exemplo, bem como criar esses materiais, publicá-los com antecedência (programando) e divulgá-los adequadamente, conforme a necessidade do setor de atuação.

Consequentemente, consegue-se liberar os gestores para alinhar às estratégias de marketing de conteúdo e atuar em ações mais decisivas para o negócio, encontrando novas oportunidades e desenvolvendo projetos e insights, por exemplo.

Também há automações como chatbots, que enviam mensagens automatizadas quando alguém entra em contato com uma empresa. 

Essas mensagens podem direcionar os usuários para perguntas frequentes, entre outros serviços de suporte, até que recebam uma resposta definitiva da marca.

Conclusão

Desenvolver as estratégias de marketing digital, e poder aplicá-las nas redes sociais, pode parecer trabalhoso, a princípio, mas com o passar do tempo se torna dinâmico e recorrente, por toda a essência que envolve a divulgação da marca, dos produtos e serviços, mas principalmente por seus impactos e benefícios. 

Saber como lidar com um planejamento de marketing digital via redes sociais é benéfico para qualquer empresa que deseja melhorar a presença online, e assim expandir os negócios. 

Após planejar e definir o fluxo de trabalho voltado para as redes sociais de uma empresa que oferece manutenção de elevadores, o gerenciamento de vários perfis se torna natural, desde que sejam acompanhados por profissionais de marketing.

Com toda a organização implementada, enfim, é possível colher os frutos e garantir que o planejamento esteja sempre em andamento.

Com todos os ajustes e monitoramento constante, é possível alcançar o sucesso desejado desde o início da implementação das estratégias de marketing digital e aprimorá-las para ter ações cada vez mais qualificadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.