anunciar
Marketing

7 dicas para anunciar no Facebook Ads

Para anunciar na internet, é necessário que haja, antes de qualquer coisa, um planejamento eficiente e uma intencionalidade concreta. Isso significa dizer que produzir conteúdo e postar anúncios só por postar não irá proporcionar os resultados desejados.

Desse modo, a melhor forma de trabalhar com o Facebook Ads é estabelecer as metas que se pretendem alcançar com os anúncios, uma vez que até mesmo para vender espelho de parede sob medida é preciso fazer um trabalho bem feito do ponto de vista estratégico.

Dito de outra forma, os trabalhos precisam ter uma direção objetiva, pois as ferramentas tecnológicas são extremamente eficazes quando direcionadas aos alvos que são capazes de atingir.

Além do mais, fazer anúncios na internet já deixou de ser um diferencial. Hoje em dia, quem quer que não invista em marketing digital está praticamente se excluindo do resto do mercado.

Por isso, é de extrema importância que os empreendedores aprendam a usar bem as ferramentas digitais de publicidade. E, para obter sucesso nesse sentido, não se pode negligenciar o engajamento das redes sociais, sobretudo o do Facebook e Instagram.

Por essa razão, e para que até mesmo um modelo específico de telha modulada 8mm possa ser mais vendida nas lojas on-line de materiais de construção, este artigo terá o objetivo de apresentar o Facebook Ads como tema principal.

Mostrando o seu conceito e a forma apropriada de anunciar, ainda será possível finalizar com sete dicas para anunciar nesta plataforma de modo adequado.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é um sistema de anúncios do Facebook que possibilita trabalhar com vários formatos e segmentações na rede social para poder promover, por exemplo, um produto.

Assim, os anúncios do facebook podem ser identificados por meio da tag “patrocinado”, abaixo do nome da marca, onde está em um tom de cinza claro. 

A plataforma é acessível e pode possibilitar até mesmo a promoção de serviços como os de limpeza garagem.

Sabe-se que além do Facebook Ads, há, também, o Google Ads. Apesar do Facebook Ads e do Google Ads possuírem algumas semelhanças, eles também possuem as suas características bem particulares.

Os anúncios do Google Ads tem em vista o alcance de pessoas que estão pesquisando algo em específico no buscador.

Já os do Facebook Ads estão lá com o intuito de atingir pessoas que possuem algum nível de interesse em certos assuntos, mas que não buscam por eles de forma específica, na plataforma.

As campanhas de anúncios nessa mídia social também são ideais para acionar as call-to-actions, ou CTAs, que são as chamadas à ação.

Alguns dos exemplos mais comuns são “comprar agora”, “saiba mais”, “inscreva-se já”, “cadastre-se”, “fale conosco”, “baixe agora”, entre diversas outras, nas quais os internautas podem cair tão somente por ter a dúvida de quanto custa conserto tv led.

Além das call to actions, impulsionar anúncios não apenas nas redes sociais e no facebook, mas também no instagram e no LinkedIn, por exemplo, faz com que o público tenha, por meio de curtidas, uma interação com cada publicação patrocinada, comentários e afins.

Como anunciar nessa plataforma?

Para poder aumentar a geração de leads e oportunidades de negócio, muitas companhias recorrem à mídia paga, sobretudo pela facilidade e rapidez com que os resultados surgem, em especial quando comparada aos canais orgânicos.

O Facebook Ads se torna acessível a qualquer pessoa que queira começar a anunciar o seu produto ou serviço, ainda que se trate de um simples modelo novo de saco de plástico grande.

Apesar disso, é por essa facilidade que frequentemente se encontram pessoas que não atingiram o resultado que desejavam.

Por essa razão, esses empreendedores não acreditam que um novo investimento possa proporcionar um retorno positivo.

Isso acontece, sobretudo, pela falta de alinhamento desse investimento com a tática de marketing da empresa.

A consequência disso são campanhas não otimizadas e sem objetivo claro. Até mesmo uma etiqueta personalizada para doces poderia ser bem comercializada no varejo por meio dessas mídias, mas a proposta não dá certo por falta de organização.

Em todo caso, é necessário entender que os anúncios não vendem por si só. É preciso entender a dinâmica de cada ferramenta, o perfil do público-alvo presente em cada um dos canais e as otimizações e boas práticas que farão diferença nos resultados finais.

Desse modo, é possível trazer, como alternativa ao trabalho desorganizado, a sugestão de testar tudo o que for relativo à campanha sempre de maneira prévia.

Essa dica é um pré-requisito para todas as ações de Marketing Digital, e se ela já for seguida à risca, já se pode dar mais um passo adiante no projeto.

Diversas vezes é possível observar campanhas fracassando por erros que poderiam facilmente ter sido evitados com simples testes. No caso da mídia paga, o prejuízo é ainda maior, uma vez que significa literalmente dinheiro desperdiçado.

A regra de ouro, portanto, é sempre confirmar se o usuário irá chegar ao objetivo desenhado pela empresa para a campanha, ainda que se trate de uma oficina especializada em Peugeot.

Antes de pôr um anúncio no ar ou aumentar o orçamento do Facebook Ads, é preciso pensar em toda a estratégia e o que vai acontecer depois que o Lead clicar em sua publicação.

7 dicas para anunciar no Facebook Ads

Por fim, e não menos importante, é preciso que haja uma forma eficaz de orientar o uso do Facebook Ads na prática de uma empresa, de um pequeno projeto individual ou mesmo de uma pessoa que deseja vender online pela primeira vez.

Até mesmo para vender Cortina de tecido para varanda a internet se mostra absolutamente indispensável hoje em dia, de modo que nada está excluído do alcance das vantagens de se vender nas redes.

Dessa forma, e para que seja possível começar com o pé direito, evitar erros e dores de cabeça e potencializar os acertos logo de início, é necessário considerar sete dicas fundamentais para vender bem com os anúncios do Facebook Ads. São estas:

  1. Ter clareza e firmeza na mensagem;
  2. Caprichar na Chamada Para a Ação;
  3. Trazer movimento ao anúncio;
  4. Fazer uso de textos animados;
  5. Fazer anúncios pensados para os celulares;
  6. Chamar atenção nos primeiros 3 segundos;
  7. Fazer o vídeo não passar de 15 segundos.

Nos tempos de hoje, as pessoas percorrem o conteúdo de forma muito rápida. Portanto, é preciso chamar a atenção logo de cara.

Para conseguir isso, é preciso pensar em qual é a mensagem mais impactante que se deseja transmitir ou que precisa ser veiculada no anúncio em questão.

Assim, deve-se transmitir essa mensagem de forma clara, rápida e impactante. Em outras palavras, é preciso criar uma mensagem objetiva e com um objetivo concreto.

Todos os anunciantes têm como objetivo alcançar, daqueles que são alcançados pelos anúncios, uma ação final por trás de cada uma das peças publicitárias.

Seja essa ação um clique, uma conclusão de compra, um agendamento ou somente saber mais a respeito do produto ou serviço em questão.

O fato é que, para que isso ocorra, é necessário que haja um incentivo por parte do anunciante.

Nesse sentido, é verdade que as animações fazem toda diferença na hora de fazer retenção da atenção das pessoas.

Aqui não se fala de animações e ilustrações super elaboradas, mas sim de coisas simples como, por exemplo, textos animados, SlideShow, vídeos mobile ou mesmo boomerangs e gifs.

Essas animações certamente irão agregar bastante e vão tornar o anúncio muito mais atrativo.

Ademais, o número de usuários fazendo uso de aparelhos mobile aumenta mais a cada dia. Só no Brasil, para citar um exemplo, o consumo em dispositivos móveis está em torno de três horas e meia por dia atualmente, segundo o MMA Mobile Report.

Além do mais, o Instagram é uma rede praticamente restrita ao celular. Portanto, é preciso levar isso em consideração na hora de criar as campanhas.

Em um mundo cada vez mais humanizado nas mídias sociais, onde as marcas procuram por uma proximidade maior com o seu público, construir uma boa narrativa faz toda a diferença na hora de reter a atenção de uma audiência.

Considerações finais

Por meio deste artigo, foi possível aprofundar o tema do Facebook Ads, mostrando como a ferramenta pode ser útil às vendas de empresas dos mais variados segmentos do mercado digital.

Desse modo, para avaliar como usar essa ferramenta e em qual estratégia apostar, é preciso que haja conhecimento do seu funcionamento bem como a consciência das circunstâncias particulares de cada negócio em específico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Todos os direitos reservados a viva sapato