6 formas de interação online com colaboradores e clientes
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6 formas de interação online com colaboradores e clientes

A medida que o tempo passa, os meios de comunicação vão se transformando cada vez mais voltados para o mercado digital, afinal, é justamente dentro desse mundo que as pessoas têm passado a maior parte do seu tempo na atualidade, de acordo com pesquisas recentes, o brasileiro costuma acessar a internet durante 91 horas em toda a sua semana. 

Isso corresponde a mais de 13 horas diárias, o que no final das contas, representa metade de toda a sua semana conectado, além disso, só nas redes sociais, a média diária é de 3 horas e 31 minutos, números surpreendentes, não acha? No meio de tudo isso, surge uma necessidade cada vez mais constante de aproveitar a web e usá-la a favor das empresas. 

Como podemos observar, o mundo digital acaba sendo a melhor ferramenta de comunicação atual, sendo uma excelente forma de interação tanto com os colaboradores quanto também com os próprios clientes. É claro que o presencial, com as pessoas visitando a sua empresa e conferindo seus produtos embaixo do seu toldo articulado, nunca será substituído, mas cá entre nós, outros canais de comunicação podem ser tão eficientes quanto. 

Pensando nisso, no texto de hoje separamos 6 formas de interação online para você aplicar na sua empresa e ter com seus colaboradores e clientes, bora conferir como mergulhar de cabeça no mundo digital? Então vamos lá!

Redes Sociais

Talvez a primeira ferramenta de comunicação digital que venha até a nossa mente sejam as chamadas redes sociais, como citamos acima, esse tipo de mídia está entre os mais acessados pelos brasileiros e pela população em geral, para se ter uma noção, cerca de 79,9% da população do Brasil possui ao menos uma rede social ativa. 

O seu volume de acesso é extremamente alto, mesmo que uma pessoa não goste do Facebook, ela provavelmente terá uma conta no Instagram, TikTok, Twitter ou Pinterest, sendo assim, essas mídias aparecem como uma forma obrigatória de interação com seu público e até mesmo com seus colaboradores. 

Identifique onde sua audiência está e quais redes sociais elas mais marcam presença, garanta que o seu negócio consiga abranger mais de uma rede social para suprir todos os públicos, e acima de tudo, capriche tanto na sua produção de conteúdo, quanto com diálogos com as pessoas presentes nas suas redes. 

Whatsapp

Se as redes sociais são muito acessadas pelos brasileiros, o Whatsapp é quase que um item obrigatório para qualquer pessoa que possui um celular, para se ter uma noção, o app de mensagens está presente em 96,4% da população nacional, hoje, os rótulos adesivos que representam o aplicativo são tão comuns quanto de uma marca como o Mc’Donalds ou a Coca Cola. 

Dessa forma, é crucial utilizá-lo como ferramenta de interação, principalmente para estabelecer uma comunicação mais direta, é possível usar esse canal para dialogar diretamente com seu público, resolver dúvidas e até mesmo concretizar vendas. 

O Whatsapp ainda pode servir para mostrar novos produtos, divulgar seus serviços e manter um relacionamento constante com os consumidores e colaboradores, utilize um chatbot para te ajudar nessa jornada e transforme essa ferramenta como um dos melhores canais de comunicação entre você e seu público. 

Chat Online

Se você não é tão adepto assim ao Whatsapp por achar algo muito “íntimo”, talvez possa optar pelo uso do consagrado chat online, aqui, o cliente vai entrar em contato com a sua empresa caso sinta necessidade, o que traz algo um pouco menos invasivo. 

Também recomendamos a adição de chatbots que auxiliam a solucionar dúvidas e estabelecer uma comunicação constante, o chat online deve ser usado principalmente para solucionar questões pontuais e solucionar problemas que estão expostos. 

E-mail

Uma das ferramentas de comunicação virtual mais antiga da nossa lista, o e-mail é uma excelente forma de interação tanto com seus clientes quanto com seus colaboradores, através dele, é possível criar uma lista de leads e fazer envios conforme as necessidades de cada pessoa, mandando mensagens personalizadas e eficientes. 

O e-mail também possui uma boa taxa de visualização, o que faz dele uma ótima ferramenta para comunicação direta, sendo preterida por cerca de 70% do público, que prefere manter um diálogo com a empresa através do e-mail. 

Envio de conteúdos, promoções, lançamento de produtos, e até mesmo para estabelecer um diálogo com a sua equipe interna para falar sobre a compra de um novo transformador de solda, o e-mail é versátil e eficaz para todas as situações comunicativas. 

Sites e Blogs

Saindo do diálogo mais direto e indo para uma comunicação considerada indireta, os sites e blogs aparecem como uma excelente opção para quem quer interagir de forma virtual tanto com seus clientes quanto com os colaboradores, isso porque, através deles você consegue criar conteúdos e abordar sobre diferentes aspectos da sua empresa. 

Utilize os sites e blogs como ferramentas para a produção massiva de conteúdos vinculados ao seu negócio, fale sobre seus produtos, serviços, tendências de mercado, entre outras opções. 

Também aproveite para abrir fóruns, caixinhas de perguntas, e criar até mesmo Newsletter que informem as pessoas em geral sobre as atividades do seu negócio, mantendo uma interação constante entre a sua empresa e o seu público. 

Youtube

Fechamos nossa lista com uma forma mais dinâmica de interação: o uso de vídeos. Atualmente, a indústria audiovisual é a queridinha de grande parte do público, cada vez mais os conteúdos em formato de vídeo têm sido consumidos pelas pessoas e essa acaba se tornando uma ferramenta poderosa de interação. 

Para aproveitar isso ao máximo, é possível criar diversos vídeos diferentes que abordam desde questões institucionais até mesmo alguma curiosidade sobre os seus produtos, como o funcionamento de uma bomba de vácuo.

Explore os diferentes formatos e pautas que podem ser criadas, crie diversos vídeos e use o Youtube como uma ferramenta de interação didática e que gere um ótimo engajamento. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.