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Marketing Negócio e empresas

6 Ferramentas para fidelizar seus clientes

A fidelização de clientes é extremamente lucrativa para qualquer tipo de negócio, e essa tática é tão importante quanto atrair novos. 

Por isso, entenda o que é fidelização de clientes e os seus benefícios.

Clientes fiéis

Um dos grandes fatores de sucesso das empresas é ter clientes fiéis à marca.

O processo de retenção dos consumidores já conquistados pela empresa, trata-se de um trabalho maior do que só deixá-los satisfeitos.

Fidelizar os clientes, significa fazer com que o público conquistado fique tão satisfeito com os seus produtos, serviços e fazer com que eles continuem consumindo com a empresa, em curto, médio e longo prazo. 

Tamanho da sua importância

Caso o vendedor transforme a experiência de compra em um momento incrível, isso fará com que seu negócio tenha altos ganhos, até maior do que ficar apenas atraindo clientes. 

Consumidores fiéis costumam ser defensores da marca, isso faz com que eles possam indicar conhecidos e familiares, podendo convertê-los em novos fregueses de maneira eficaz.

Os feedbacks dos consumidores serão sinceros e construtivos, principalmente porque clientes fiéis vão querer dividir as opiniões de críticas para as empresas.

Como trabalhar a fidelização do cliente

As fidelizações são fundamentais para fazer com que seus clientes sejam cada vez mais fiéis à sua marca. Veja alguns passos para que isso seja feito.

  • Entregue o melhor possível;
  • Converse com o cliente;
  • Treinar a equipe;
  • Programas de fidelidade;
  • Melhores qualidades de atendimento.

Desde o começo do relacionamento da sua empresa com o cliente, sempre trabalhe para oferecer o melhor possível para o consumidor, seja na qualidade ou no atendimento.

  1. Conversar e ouvir o cliente

Todos os clientes são importantes para cada segmento dos negócios. Conversar e principalmente, saber ouvi-los é imprescindível, até porque as opiniões deles, na maioria das vezes, são construtivas. 

Os consumidores ficam mais satisfeitos por serem ouvidos, aumentando a satisfação deles com a empresa. 

Você pode até desenvolver um novo produto através de uma sugestão do cliente, além dos ajustes que serão uma vantagem para o produto e organização.

  1. Treinar a equipe 

A equipe precisa estar preparada para atender o cliente de um jeito exemplar, os tratando bem.

Cada pessoa tem uma personalidade e nesse universo, não é diferente. É importante que a equipe tenha conhecimento de pelo menos alguns tipos.

O bom atendimento vale para antes, durante e até mesmo para o pós-venda. A última parte é a mais importante para a fidelização de um cliente. 

Além do suporte, que é oferecido para todos os clientes que passam a comprar com aquela empresa, eles irão responder dúvidas, farão manutenções e até mesmo efetuam uma troca.

  1. Marketing

É interessante que a organização ofereça para a equipe um treinamento diário, mensal ou até mesmo semanal, disponibilizando o sistema para representante comercial grátis.

Esse representante fará parte das divulgações do marketing, e ajudará na divulgação do anúncio, então é uma pessoa que deve estar bem treinada.

  1. Programas de fidelidade

Essa é uma fórmula eficaz para fazer os consumidores voltarem a comprar em sua empresa, oferecendo benefícios que podem ser incentivos para os clientes lembrarem e voltarem a consumir na empresa. 

Hoje em dia existem vários softwares que ajudam nessa fidelização, mas lembre-se sempre de realizar um serviço de valor. 

Como o CRM pode ajudar na fidelização dos clientes

O sistema crm (Customer Relationship Management) que significa gestão de relacionamento com o cliente.

Essa ferramenta vai muito além de uma plataforma, ela é utilizada por pequenas e grandes empresas para gerar e analisar interações com os clientes, antecipando as suas necessidades. 

Ele também se torna eficaz para fazer abordagens mais eficientes, já que armazena todo o histórico de um possível comprador. 

  1. O que faz o CRM?

O crm gratuito armazena as informações de potenciais clientes e atuais, como, nome, endereço e número de telefone, além das atividades envolvendo ponto de contato com a empresa, sendo visitas em sites, ligações telefônicas e e-mails.

A plataforma não é apenas uma lista de contatos moderna, ela também une e integra dados valiosos para preparar e atualizar seu time com informações pessoais do comprador e a preferência de cada um deles.

O crm software, organiza as contas de forma acessível em tempo real, acelerando e significando um processo de vendas.

Existem algumas ferramentas que também ajudam a fazer o monitoramento dos clientes durante as vendas, assim como um pipeline de vendas.

  1. Pipeline de vendas

Ele mede em tempo real toda a jornada do cliente desde o primeiro contato até a finalização dele. 

Ao invés de ficar presa aos lembretes, notas adesivas, os leads são passados para o crm de forma rápida e fácil.

Com essas informações, é possível criar afinidade com o cliente, fidelizando ele. Por exemplo, através dos dados obtidos, é possível ter acesso a várias informações como a  data de aniversário dele.

O pipeline de vendas gera a oportunidade de encaminhar uma mensagem ao cliente, o parabenizando e anunciando que há uma promoção disponível para o aniversariante. Isso fará com que ele se sinta especial.

Um bom relacionamento e um serviço de qualidade, para com que o cliente se torne fiel à sua organização, gerando bens para sua lucratividade.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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