Casa e jardim

5 motivos para você utilizar cerâmica na sua cozinha

A cozinha é um dos ambientes da casa onde as pessoas mais costumam investir seu dinheiro, e é claro que não é para menos, esse é um cômodo essencial que acaba se tornando ainda mais especial para aqueles que gostam de cozinhar e passar algumas horas do seu dia, montando novas receitas e inovando no menu. 

Porém, por mais importante que ela seja e por mais que você se esforce sempre para deixar a sua cozinha bem arrumada, existe um problema que acaba perseguindo esse ambiente: a limpeza. 

A cozinha costuma sujar muito com o passar do tempo, e é necessário sempre mantê-la limpa e organizada, para isso, uma ótima solução é a implementação de móveis duradouros, práticos e que ajudem no dia a dia. 

Você já pode ter muito trabalho pensando na decoração mais caras em outros espaços, por isso, a cozinha precisa ter algo mais resistente, com revestimentos que durem bem e sejam fáceis de limpar, e é exatamente aí que entra a cerâmica. 

O investimento na cozinha pode até ser pesado, com ótimos eletrodomésticos e até mesmo um exaustor axial para eliminar o cheiro de fritura, porém, a praticidade da cerâmica é quase que indispensável independente de como esteja montando esse espaço.

No texto de hoje, separamos 5 motivos para você utilizar cerâmica na sua cozinha, e mesmo que você jamais tivesse utilizado, nós vamos te mostrar o que faz esse revestimento ser tão importante, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Limpeza facilitada

O primeiro grande motivo para usar a cerâmica na sua cozinha é justamente a facilidade em relação a limpeza, esse tipo de revestimento não absorve respingos de gordura ou água, o que faz com que ele demore para ficar sujo.

Lembra acima quando falamos que a cozinha é um ambiente complicado justamente devido a sua limpeza? Bom, a cerâmica ajuda a tornar tudo mais fácil, basta um pano com produto de forma ocasional que toda a sujeira sai de forma acelerada. 

Ela não possui um grande trabalho para ser limpa, tudo é prático e muito mais fácil do que outros revestimentos, então quem busca praticidade na hora da limpeza, a cerâmica aparece como uma ótima opção. 

  1. Excelente custo-benefício

O grande segundo motivo é em relação ao seu valor, se você pesquisar outros tipos de revestimento para a cozinha como o porcelanato, por exemplo, vai ver o quanto a cerâmica é barata e apresenta ótimos modelos por um preço extremamente acessível. 

O primeiro ponto é que a cerâmica por si só, tem um preço super acessível, o que faz que ela seja bem mais barata que a concorrência, o segundo ponto é relacionado a sua durabilidade, todo mundo sabe que gastar dinheiro arrumando coisas, como com um conserto de bomba de água, sempre é algo negativo e gerar um certo desequilíbrio financeiro. 

Com a cerâmica, é possível ter um revestimento de alta durabilidade, o que faz com que você não gaste tanto a longo prazo e mantenha aquele investimento que já foi barato, rendendo por um bom período de tempo.

Pode comparar, não existe melhor custo-benefício no mercado do que a cerâmica. 

  1. Manutenção facilitada

Existem dois fatores que auxiliam muito na cerâmica: a instalação e a sua manutenção. Primeiro que, para instalar, ela é extremamente simples já que não precisa de uma preparação anterior e nem mesmo ser molhada. 

O corte também ocorre de forma simples, e a junção de todos esses fatores representa uma instalação facilitada sem atrasos na obra, sendo definitivamente, um dos revestimentos em que é colocado de forma mais prática e ágil em qualquer ambiente. 

A manutenção dela também é simples, além da limpeza que já vimos acima, todo o seu cuidado é bem simples e prático, sem precisar usar nada especial para mantê-la intacta, uma boa limpeza com água e detergente neutro de forma ocasional, já é o suficiente para garantir sua manutenção. 

  1. Extremamente resistente

Muitas pessoas têm a falsa impressão de que a cerâmica tem uma baixa resistência devido ao seu preço barato e a sua facilidade, mas acredite, quem pensa assim está enganado, na verdade, esse revestimento atua de forma contrária sendo extremamente resistente e duradouro. 

Quando bem instalada, a cerâmica na cozinha pode durar cerca de 25 até 50 anos, basicamente você vai trocá-la poucas vezes na sua vida, não é como uma resistência de cartucho que possui uma vida útil relativamente curta, a cerâmica realmente é duradoura, resistente e extremamente eficiente. 

Então, para quem quer algo duradouro justamente devido ao desgaste da cozinha, ela aparece como a melhor opção dentro do mercado. 

  1. Esteticamente agradável

Antes as pessoas achavam que a cerâmica só era boa devido a sua resistência ou o seu preço mais em conta, porém ficava devendo na questão estética, porém com o passar dos anos, foram sendo lançadas novas padronagens e estampas diferentes dentro do mercado, o que acabou trazendo uma nova perspectiva sobre esse modelo. 

Atualmente, a cerâmica também possui uma estética agradável, com diferentes modelos e padrões de cores, texturas e tamanhos, existem até modelos que simulam outros materiais, dando ainda mais destaque para ela. 

Sendo assim, além de todos os benefícios que citamos acima, a cerâmica ainda é esteticamente agradável, podendo ser moldada da forma que achar melhor.

Vale uma menção honrosa para o termo sustentabilidade, já que esse revestimento é feito com argila e com processo fabril de alta tecnologia, oferecendo um caráter mais sustentável. 

Em suma, assim como um serviço de conserto de aquecedor a gás é fundamental durante o inverno para manter a água quentinha, a cerâmica é fundamental em qualquer cozinha, possuindo diversas qualidades e muitos pontos à favor, que se destacam dentro desse ambiente. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Todos os direitos reservados a viva sapato