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Whatsapp Business para o seu negócio

O uso do whatsapp business tem revolucionado o mercado e a maneira das empresas fecharem negócios com os seus clientes. Isso porque ele facilita a comunicação direta, sendo uma ferramenta de interação e comunicação entre as pessoas.

Usar a ferramenta para manter contato direto com os clientes permite construir uma relação baseada em reciprocidade e confiança, algo fundamental para o processo de conversão e fidelização dos clientes.

Por esse motivo, a implementação do Whatsapp Business nos negócios transforma a maneira de se comunicar com os clientes no marketing digital. 

Isto posto, entender a importância da ferramenta e como utilizá-la para o marketing e vendas são formas de ter bons resultados nos negócios.

O que é Whatsapp Business?

O Whatsapp Business é um aplicativo desenvolvido com o foco em empresas, ajudando a tornar a comunicação com os clientes mais simples e rápida, além de permitir a exibição dos produtos e serviços com praticidade, solucionando dúvidas dos consumidores mais facilmente e até no momento da compra.

Há várias semelhanças entre os aplicativos de Whatsapp comum e as contas para a comunicação com o Whatsapp Business.

Basicamente, a principal diferença se dá porque o aplicativo para negócios conta com a opção de integração de anúncios com o Facebook e mensagens automatizadas.

No aplicativo, há a possibilidade de criar um catálogo para todos os produtos e serviços que a empresa oferece e, com os recursos de respostas automáticas, os colaboradores podem atender a todos organizadamente, não deixando os clientes muito tempo sem resposta.

Um ponto interessante do Whatsapp Business é que pode ser utilizado por empresas de diferentes portes, em diferentes áreas.

Isso porque a ferramenta é democrática e permite competitividade, trazendo oportunidades para diferentes negócios que podem oferecer um bom atendimento, respondendo às mensagens dos consumidores o mais rápido possível.

Sendo assim, desde uma empresa de esquadria de alumínio sob medida até uma prestadora de serviços na área de automação podem utilizar o aplicativo para manter contato com os clientes, atender os pedidos, agendar serviços e, assim, manter a excelência.

Como funciona o Whatsapp Business?

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para empreendedores iniciantes e aqueles que não conhecem a versão business do app, que podem ter dúvida sobre seu uso e efetividade.

Mas quando o assunto é relacionamento com clientes, empresas de pequeno, médio e grande porte podem ter mais facilidade no processo de comunicação com o Whatsapp Business.

Para se ter uma ideia, usando a API do Whatsapp Business, as empresas aparelho de endoscopia podem alcançar com assertividade e eficiência os seus clientes, pois com ela é possível ter vários atendentes, criar chatbots e fazer automações e integrações, realizando agendamentos ou sanando dúvidas mais rapidamente.

Além disso, os usuários reconhecem rapidamente que trata-se de uma conta comercial, verificando informações importantes – como o horário de atendimento e endereço.

Assim, até os colaboradores podem tratar dos assuntos mais rapidamente, oferecendo informações úteis sobre a empresa ou o produto.

Já no perfil, dentre os dados que podem agilizar o atendimento, é possível ressaltar: e-mail, descrição, ramo, localização, entre outros.

Outro diferencial do aplicativo é a opção de definir mensagens automáticas. Algumas opções muito utilizadas são as mensagens de ausência, que podem ser enviadas nos momentos em que você não consegue responder, assim os usuários podem ter uma noção de quanto tempo precisam esperar para ter a resposta que querem.

Outra opção é da mensagem de apresentação, algo que ajuda o cliente a ter uma primeira impressão sobre a empresa e que permite que ele já tenha mais esclarecimento do negócio até que o atendimento se inicie realmente.

Além disso, o Whatsapp Business conta com as mesmas funcionalidades da versão comum, como :

  • Marcação de mensagem;
  • Envio de localização;
  • Criação de grupos;
  • Chamadas de vídeo e voz;
  • Envio de mensagens para uma lista de transmissão;
  • Compartilhamento de arquivos(PDF, imagens, vídeos e gif);
  • Envio de mensagens de voz e texto.

No entanto, além destas funções, existem outros benefícios do Whatsapp Business que podem ser adequados às necessidades do negócio, como um catálogo para evidenciar divisória banheiro ou mesmo o uso do stories de forma mais estratégica para uma loja de roupa.

Conheça a seguir algumas funcionalidades do Whatsapp Business que podem ajudar seu negócio:

  1. Perfil comercial

A opção de exibir informações importantes sobre o negócio é o que diferencia a versão Business da comum. Endereço, e-mail e site da empresa são os dados mais utilizados.

Ao exibir essas informações, o app empresarial ajuda na segmentação dos leads (potenciais clientes), além de dar um ar mais “profissional” para a empresa, é algo que contribui para a credibilidade.

  1. Agilidade e rapidez

As mensagens enviadas no Whatsapp Business são rápidas, assim como as enviadas na versão comum do aplicativo.

É possível utilizar o app no desktop, na versão Whatsapp Web, o que facilita ainda mais o atendimento e torna a comunicação mais ágil.

Inclusive, uma vantagem que ajuda diversos negócios são as mensagens automáticas. 

Neste caso, basta programar um horário para que elas sejam disparadas e, assim, o fabricante de amaciante não deixa nenhum dos seus clientes sem respostas.

  1. Uso de tags

Para quem pensa que é só a comunicação que fica mais fácil com o Whatsapp Business, ele oferece mais.

O aplicativo permite o uso de tags, etiquetas que permitem classificar as conversas que você já teve com os clientes.

Deste modo, o processo de fazer marketing pelo Whatsapp fica mais prático, já que é possível categorizar os clientes, fazendo uma divisão para cliente novo, pagador de dívida, agendados, vendas, entre outros.

Com essa funcionalidade você e os seus colaboradores não se confundem e podem oferecer sempre o melhor atendimento aos clientes, de modo personalizado e prático.

  1. Métricas e estatísticas

As métricas têm um papel muito importante no marketing digital, permitindo a mensuração de resultados, além de ajudar na elaboração do planejamento de ações futuras.

O Whatsapp Business fornece estatísticas que contribuem para o alcance de engajamento e melhora na comunicação com o cliente. 

Com essas informações, a empresa consegue verificar quantas mensagens enviadas foram entregues e lidas pelos usuários, tornando as ações mais efetivas.

Cabe ressaltar, contudo, que os dados só podem ser acessados na versão do Whatsapp Business no smartphone, já que a versão web ainda não disponibiliza essas informações.

Estratégias de Whatsapp Business para os negócios

Após conhecer a ferramenta e detalhes sobre a sua funcionalidade, saber algumas estratégias que permite é bastante útil para alavancar as vendas de produtos diversos e até contratos para prestação de serviços, como um conserto de Iphone.

Para melhorar o envolvimento com os clientes utilizando o Whatsapp Business, é possível adotar posturas como:

  • Não enviar spam no Whatsapp;
  • Apostar na interação com os clientes para conectar;
  • Comunicar informalmente em alguns momentos;
  • Ser simples e objetivo;
  • Usar a criatividade a favor da empresa;
  • Estar preparado para ótimas conversas.

Essas estratégias ajudam a melhorar o engajamento com o público-alvo, torna o processo de fidelização dos clientes mais simples e contribui com o faturamento de negócios diversos, inclusive para o setor de guilhotina industrial.

Vantagens do Whatsapp Business

Conhecendo melhor as funções e algumas particularidades, os empreendedores podem se perguntar se realmente faz a diferença utilizar o Whatsapp Business.

Por isso, é preciso evidenciar que existem várias vantagens de utilizar o aplicativo. Como apontado ao longo do artigo, a primeira delas é a possibilidade de ter um perfil com informações sobre o negócio. 

Contudo, outros benefícios podem ser percebidos, conheça a seguir outras facilidades que o Whatsapp Business pode proporcionar ao negócio.

Canal exclusivo

Uma conta no Whatsapp Business permite uma comunicação centralizada

Ou seja, ela pode acontecer em um só lugar. Com isso, a empresa consegue dar uma atenção especial e personalizada aos seus clientes e facilitar o atendimento.

A ferramenta permite que a empresa se comunique apenas com clientes interessados. Com os links de comunicação e e-mail marketing, a captação de leads acontece de modo não invasivo.

O diferencial do Whatsapp Business é a praticidade na comunicação, assim a equipe pode trabalhar diretamente com o público e por meio de uma única plataforma, algo que aumenta as chances de interação e conversão.

Catálogo de produtos

Para as empresas que realizam vendas diretamente pelo Whatsapp, o catálogo de produtos é uma ótima vantagem.

Com os produtos catalogados, é possível otimizar tempo ao reduzir a necessidade de enviar imagens e procurar preços em tabelas. 

Todas as informações e produtos ficam armazenados no catálogo, gerando praticidade para os colaboradores e compradores.

Negócios relacionados a uma loja virtual podem inserir links do site, recurso que torna a compra de filtro jacuzzi, por exemplo, ainda mais prática e rápida.

Segurança na comunicação

O Whatsapp possui termos de uso que precisam ser aceitos para que o aplicativo seja utilizado. 

Uma regra importante é a proibição do uso do app para marketing. Isto posto, usar a conta para o envio de material promocional, que não estejam adequadas às diretrizes (como a permissão do usuário), pode causar sérios prejuízos para os negócios, com risco até de perder a conta no aplicativo.

Perder uma conta que você utiliza para se comunicar com diversos clientes pode ser algo terrível, pois exigirá uma reestruturação e até um novo contato para as tratativas, prejudicando a imagem do negócio.

Por isso, ao utilizar o Whatsapp Business, a empresa necessita da permissão para se comunicar. 

Assim, ela poderá fazer a distribuição de materiais promocionais diversos, desde assinatura digital como fazer até de novas coleções de roupa, da forma correta e – principalmente – sem riscos de perder a conta na plataforma.

Outras vantagens interessantes são:

  • Automação de processos;
  • Melhora da produtividade;
  • Acesso a métricas;
  • Guia de negócios;
  • Mais organização.

Portanto, utilizar o Whatsapp Business na sua empresa é uma maneira de realizar boas vendas e prestação de serviços, ter um bom relacionamento com os clientes, aproximando o usuário e possibilitando o crescimento. 

Mas lembre-se, é importante avaliar o perfil do seu consumidor para tornar as estratégias nessa plataforma ainda mais efetivas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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