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Marketing

Saiba como um blog pode ajudar na sua estratégia digital

O mundo digital conta com diversas estratégias que posicionam a marca com maior assertividade para o seu público. Uma dessas ferramentas é o blog, página repleta de conteúdo que gera autoridade e maior divulgação por meio de conteúdos.

Fácil de ser utilizado, esse recurso está presente na internet há muitos anos, desde o seu primórdio, e continua tendo um grande papel na hora de informar e de colocar em prática ações específicas do marketing digital.

Podendo ser utilizado para abordar os mais amplos assuntos, como envelopamento de carro branco, por exemplo, essa página na web é essencial hoje em dia para que o empreendimento aumente o seu fluxo de vendas. 

O que é um blog e por que investir em um?

Surgindo na década de 1990, blog é uma página na internet que é feita dos mais diversos conteúdos. Abrigando textos e imagens, ele geralmente fica dentro de um site e dá a possibilidade do empreendimento falar com o seu público. 

Muito importante para as estratégias digitais, o blog é um dos protagonistas da internet atualmente, afinal, é um espaço criativo e também de comunicação, o que gera muitos produtores de conteúdo e pessoas para consumir o que foi desenvolvido. 

Assim, essa página, que pode ser criada para falar de cinema, arte, locação de espaço para festa de casamento e assuntos relacionados ao nicho de atendimento de um negócio possui um grande alcance no virtual podendo impactar também o offline. 

Esse efeito pode ocorrer porque o que as pessoas procuram na internet geralmente são temas que estão presentes na sua vida ou produtos e serviços que desejam consumir, as fazendo ter ideia de preços e, especialmente, de marcas de confiança. 

A partir desse comportamento, que representa 93% das pessoas que pesquisam na internet antes de realizar uma compra, segundo uma pesquisa realizada pela State of Search Brasil 2, as empresas têm investido cada vez mais nos seus conteúdos online. 

Afinal, além de serem importantes para estimular a venda, eles ajudam a intensificar a imagem da marca, propagando o seu nome para pessoas que estão fora do seu público e até mesmo para regiões mais distantes. 

Por exemplo, um blog de uma empresa que presta serviço de tratamento antiderrapante para pisos pode ser acessado por qualquer usuário que esteja procurando pelo assunto na internet, o fazendo conhecer a marca, mesmo que não consuma. 

Esses são os grandes benefícios do blog para a construção da imagem e também das vendas de um empreendimento. Além disso, ele também promove algumas outras vantagens para quem passa utilizá-lo, são elas:

  • Aumento da cartela de clientes;
  • Melhor relação com o público;
  • Geração de renda;
  • Desenvolvimento de outras estratégias.

Quando é alimentado recorrentemente, o que é um fator essencial para que um blog tenha um bom alcance, esse recurso promove todas essas vantagens para a marca ou pessoa que o criou. 

Aumento da cartela de clientes 

Quando uma empresa, seja ela de fechamento de pia em vidro temperado ou de vendas de livros, passa a ter um blog, automaticamente ela projeta o seu nome para milhares de pessoas espalhadas por todo país.

Esse movimento é importante para que esse público conheça a sua atuação e, com isso, quando tiverem necessidade, consumam os seus produtos ou serviços, fazendo com que ela expanda a sua cartela de clientes.

Essa expansão é essencial para gerar mais faturamento para o empreendimento e posicioná-lo frente aos seus concorrentes.

Melhor relação com o público

Além disso, o negócio consegue ter uma presença mais ativa na vida dos seus consumidores, afinal, estará sempre entregando conteúdo de valor para eles por meio das suas postagens diversas.

Com isso, a empresa, como uma concessionária de caminhão Munck com cesto, por exemplo, cria uma conexão com os clientes, realizando o processo de fidelização, que também gera outro ponto positivo: a divulgação orgânica.

Geração de renda 

Como citado anteriormente, a geração de renda é uma das grandes vantagens da criação de um blog. Isso porque ela faz a divulgação e também estimula a pessoa que está do outro lado  consumir os produtos da marca, seja na sua loja online ou física.

Outra forma também de ter faturamento por meio dos blogs é cedendo o espaço para os anunciantes por meio de plataformas. Assim, o dono da página é recompensado remuneradamente por isso.

Desenvolvimento de outras estratégias

O blog é uma das principais ferramentas do marketing digital, que está dentro de um campo muito maior chamado Inbound Marketing.

Esse campo, que tem como principal objetivo disparar gatilhos para que os consumidores procurem pela marca, faz uso do conteúdo para propagar a imagem do empreendimento e gerar mais vendas.

Por isso, é importante que os negócios, independente do nicho, como empresa de segurança privada particular, invistam nesse recurso para aumentar as suas estratégias de marketing tanto na internet quanto fora dela.

Como criar um blog de sucesso 

Para criar um blog de sucesso, e quando se fala sobre isso é direcionado não apenas ao número de acessos, mas também a outras ações que essa página estimula, é importante que haja um planejamento não apenas dos conteúdos, mas de direcionamento. 

Conhecer o público-alvo é um critério primordial para definir o tipo de comunicação que será produzida e quais serão as abordagens principais para atrair essas pessoas para a página. Além disso, também é importante colocar em prática as seguintes atitudes:

  • Estabelecer o objetivo;
  • Investir em SEO;
  • Garantir um bom acesso;
  • Produzir conteúdos de qualidade.

Esses quatro tópicos são as ações principais para que um blog realmente alcance o esperado e gere as vantagens descritas acima para os seus proprietários.

1. Estabelecer o objetivo 

Saber onde deseja chegar é o básico. É esse objetivo que irá movimentar todas as estratégias, fazendo com que a equipe de criação tenha um direcionamento sobre os conteúdos que serão criados.

2. Investir em SEO 

SEO é o principal mecanismo para que o blog seja encontrado com facilidade na internet. Por meio do uso de palavras-chave, como CNH de moto, essa estratégia consegue melhorar o posicionamento do blog nas plataformas de busca, aumentando o seu tráfego.

Assim, pesquisar pelas palavras que estão em alta em alguns sites ajudará na aplicação do SEO.

3. Garantir um bom acesso  

Um bom acesso está relacionado com uma série de fatores, que vão desde o layout da página, se é responsivo (pode ser aberto no celular com facilidade), se possui poucos anúncios, imagens de qualidade até o tamanho da URL (endereço) da página.

Todos esses elementos garantem que o blog proporcione uma boa experiência para o usuário, o fazendo passar mais tempo ali.

4. Produzir conteúdos de qualidade 

Outro tópico que faz quem está do outro lado da tela consumir ainda mais o blog são os seus conteúdos, que precisam agregar valor para os usuários. 

Dessa forma, elaborar textos com legibilidade, informações seguras e sem erros ortográficos é essencial. 

O papel do blog nas estratégias digitais

O blog tem um importante papel dentro das estratégias digitais que são desenvolvidas. Por ser um portal de comunicação, ele é a melhor forma da empresa passar sua mensagem de forma literal para quem deseja atingir.

Por exemplo, se um negócio de carros quer apresentar o seu novo serviço, fachada em acm preto, por exemplo, e destacar os pontos positivos dele para a sua potencial clientela, então pode escrever um texto sobre o tema, elencando as vantagens do serviço.

É por isso que ele é muito procurado pelos profissionais de comunicação, porque é um agente facilitador que gera mais credibilidade para empresa, afinal, um bom conteúdo faz com que o usuário sinta confiança na marca e passe a ver como referência na área.

O blog também desempenha o papel de facilitar todo o processo de venda, porque capta consumidores, os transformando em leads. Depois disso, basta o vendedor finalizar o processo com as informações que foram colhidas no virtual.

E esse papel se estende para a o posicionamento da marca dentro da internet, pois ela passará a ser localizada com maior facilidade pelos usuários.

Considerações finais 

O blog é uma ferramenta que está presente há bastante tempo na internet. Repleto de vantagens, ele é importante na hora da construção de estratégias que visem aumentar as vendas de um empreendimento e melhorar a sua imagem.

Isso se deve porque ele é o que preenche a internet com conteúdo e também porque é fácil de ser manuseado, não necessitando de tantos investimentos como outras ferramentas de comunicação. Assim, ele faz com que os empreendimentos tenham um maior alcance.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.