Blog

Absorventes de pano: tire todas as suas dúvidas!

Conheça mais sobre o absorvente reutilizável e quebre tabus em relação à utilização do item. 

Primeiramente, saiba que os absorventes de pano:

  • não produzem mau cheiro;
  • são práticos de limpar;
  • não vazam e vão manchar a sua roupa ou calcinha;
  • evitam cerca de 200 kg de lixo por pessoa e diminuem impactos no meio ambiente. 

É importante começar destacando esses pontos, pois muitas mulheres não se interessam em saber mais sobre esses absorventes devido ao medo de ser anti-higiênico ou de vazar e manchar a calcinha.

Mas saiba que não é bem assim. Continue lendo para conhecer mais sobre os absorventes de pano e seus benefícios. 

Afinal, como são os absorventes de pano?

Os absorventes de pano são semelhantes aos descartáveis. A única diferença é que eles são de tecido e, ao invés de adesivo, eles vêm com um botão para fixar na calcinha. Os materiais utilizados nesses absorventes são específicos para absorver muito bem o líquido e não causar alergia ou incômodos, além de deixá-los tão resistentes quanto os tradicionais.

Geralmente, eles têm três camadas: a que fica em contato com a calcinha (é impermeável); duas internas, que são absorventes; e a que fica em contato com a pele. Há opções com toque seco ou natural, para mulheres que têm a pele mais sensível ou que preferem deixar a pele mais sequinha.

Os tecidos são 100% algodão, o que contribui mais ainda para a respiração da sua pele.

Os absorventes de pano causam mau cheiro?

Acreditem: o cheiro é até melhor que os descartáveis! Há dois fatores que permitem o odor desagradável: produtos químicos presentes nos absorventes descartáveis e a impossibilidade de a pele respirar, principal motivo que causa a proliferação de bactérias e fungos. 

Os absorventes de pano te livram desses dois quesitos, uma vez que são feitos de tecidos que permitem que a sua pele respire muito bem, além de não ter nenhum tipo de produto químico.

Absorventes de pano vazam ou ficam manchados?

Isso depende exclusivamente de você. Como qualquer outro tipo de absorvente, você precisa conhecer o seu ciclo e saber qual é o período certo para você fazer a troca. Fazendo a substituição e lavagem correta, eles podem durar até três anos.  

No que depender da qualidade do material dos modelos reutilizáveis, pode ficar tranquila. Eles são feitos com camadas próprias para fazer a absorção completa, sem vazamentos. 

Outro benefício dos absorventes de tecido é que há modelos no mercado que não mancham, pois são produzidos com uma tecnologia para evitar aquelas marcas de sangue, que são bem difíceis de tirar. 

Como lavar os absorventes de tecido?

Essa é a principal etapa para manter os seus absorventes reutilizáveis higiênicos e bem cuidados. No geral, a lavagem é muito simples: do mesmo jeito que você lava as calcinhas. 

Primeiramente, você precisa ter uma certa atenção no período pré-lavagem. Para isso, após ser utilizado, dobre o seu absorvente e utilize o próprio botão para prendê-lo, impedindo assim que ele fique aberto depois de sujo. Existem bolsas impermeáveis para você guardá-los após a utilização. 

A lavagem precisa ser feita o quanto antes. Uma dica é seguir as recomendações do fabricante e tomar cuidado ao utilizar certos produtos de limpeza.

Após isso, prepare-se para começar a lavagem:

  1. Retire o excesso de sangue.
  2. Coloque de molho na água fria (água quente pode impregnar a sujeira). Se você preferir, pode usar água oxigenada para evitar manchas. 
  3. Lave os absorventes do mesmo jeito que você lava as suas calcinhas, podendo ser feita a limpeza à mão ou direto na máquina de lavar.
  4. Coloque para secar completamente. 

Vale a pena utilizar absorventes de pano?

De acordo com a National Geographic, ao longo de uma vida uma mulher usará de 5 a 15 mil absorventes externos e internos. Os impactos causados no meio ambiente vão desde a produção até o descarte desses materiais.

Para você ter uma ideia, o plástico é uma das principais matérias-primas do absorvente e eles demoram mais de 400 anos para se decompor. Agora imagine o resultado disso, tendo em vista que cada pessoa pode gerar até 200 kg de lixo somente utilizando os absorventes tradicionais. Pense nisso e comece a mudar os seus hábitos. O meio ambiente agradece!

Todos os direitos reservados a viva sapato